sexta-feira, 22 de outubro de 2010

On 15:46 by Prisma   1 comment
Por: INFO Online
Criado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pela empresa Vitopel, o Vitopaper usa plástico reciclado em 85% da sua composição. A matéria-prima são embalagens, saquinhos, copos e pratos descartáveis, muito comuns no lixo urbano. O resultado é um papel quase igual ao de celulose, com maior durabilidade, que usa 20% menos tinta e custa até 40% mais, por causa da produção em baixa escala. A tecnologia já foi usada para imprimir 40 000 livros de informática para a Fundação Paula Souza, em São Paulo.
Pode molhar à vontadeVitopaper utiliza a tecnologia BOPP - filmes flexíveis que são aplicados em rótulos, embalagens de biscoitos, salgadinhos, pet food, na indústria gráfica, entre outros - porém, contendo diferentes tipos de plásticos em sua composição. E é aí que está a inovação, pois não há no mundo outra tecnologia desenvolvida para usar vários tipos de plásticos reciclados, como PP e PE.
O projeto levou cerca de três anos para ser desenvolvido e é fruto dos esforços da Vitopel e do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (DEMa – UFSCar).
Que o plástico está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia não é nenhuma novidade, basta olhar ao redor para perceber a infinidade de produtos que utilizam o plástico em nosso benefício. Mas uma novidade que todo mundo vai gostar de saber é que os plásticos descartados agora têm um destino mais nobre que os aterros e lixões: livros, cadernos, rótulos e etiquetas, cartazes, silk screen e impressões digitais, etc.
Vitopaper é o papel sintético feito a partir de resíduos plásticos coletados para reciclagem. Um produto que irá satisfazer não só a indústria gráfica como a todos que se preocupam com a responsabilidade social e o meio ambiente.

http://www.vitopel.com/vitopel/Vitopaper/tabid/339/Default.aspx
On 15:12 by Prisma   No comments
Paula Rothman, de INFO Online


Energia eólica sem turbinas
SÃO PAULO -  Empresa de design cria nova maneira de captar energia eólica: hastes que balançam ao vento e produzem a mesma quantidade de eletricidade das tradicionais turbinas.
A grande vantagem das Windstalks, no entanto, é que elas são silenciosas e ocupam menos espaço.
Além disso, por não possuírem pás, elas não oferecem risco a pássaros ou outros animais que possam voar.O projeto constitui de 1203 “hastes” de fibra de carbono, reforçadas com resina; elas possuem 0,3 metros de largura, 54 metros de altura e estão fixadas em bases de concreto com diâmetros entre 10 e 20 metros.
O projeto é de uma empresa de Nova York chamada Atelier DNA e foi feito para a cidade planejada de Masdar, uma região construída próxima a Abu Dhabi. As Windstaçks ficaram em segundo lugar no concurso Land Art Generator, uma competição patrocinada por Madsar para identificar a melhor obra de arte que gerasse energia renovável.
Cada haste contém camadas de eletrodos e discos de cerâmica alternados, feitos de materiais piezelétricos (que geram correntes quando colocados sob pressão). No caso das hastes, os discos irão ser comprimidos quando elas forem balançadas ao vento.
A espessura da haste no topo é de apenas 2,5 cm e, lá em cima, fica presa uma lâmpada de LED que fica acesa quando venta. Há ainda um sistema de armazenamento de energia, uma bateria, para os momentos em que o vento for pouco.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

On 12:16 by Prisma   No comments
A rota do sucesso aponta para a Bahia em 2010!
Para 2010 a Multi Feiras & Congressos realizará a Brasil Petróleo e Gás, em Salvador, trazendo as novidades tecnológicas do setor no Brasil e no mundo.
Será realizada de 09 a 12 de Novembro no Centro de Convenções da Bahia, dando segmento ao sucesso ocorrido em 2008, onde houve a fusão da Feippetro, passando para Brasil, Petróleo e Gás. – Feira Multi-setorial de Fornecedores de Petróleo, Gás, Biodiesel, Mineração, Siderurgia, Plástico, Usinagem e Serviços Portuários com logística de fornecimento.
A feira já conta com seu quadro fixo de Seminários, destacando-se com o Encontro de Compradores que já se tornou marca registrada durante a feira, palestras técnicas de manutenção e aplicações no segmento referente à indústria.

Ficha Técnica:
Número de stands: 300
Visitantes: 10.000
Período: de 09 a 12 de Novembro de 2010
Local do Evento: Centro de Convenções da Bahia
Público visitante: Potenciais compradores, potenciais engenheiros, potenciais técnicos, empresários, profissionais liberais, consultores, entidades de classes empresariais, entidades do terceiro setor, entidades governamentais, entre outras.
OBS: Trata-se de uma feira com entrada franca obviamente com campanhas voltadas para este público com o propósito para geração de negócios. Cabe a cada empresa avaliar os atendimentos visitados e deles tirar proveitos comerciais que é o seu foco.

Para mais informações visite:

On 12:00 by Prisma   1 comment
Por: Paula Rothman, de INFO Online

SÃO PAULO -  A Petrobras Biocombustível anunciou no dia 24 de setembro uma parceria para produzir biodiesel a partir de óleo de cozinha.
O acordo com a Rede de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará foi assinado no dia referido pela manhã em Fortaleza.
A parceria permitirá o desenvolvimento de ações em conjunto para a coleta dos chamados Óleos e Gorduras Residuais (OGR), especialmente o óleo de fritura de restaurantes, hotéis, padarias, lanchonetes, bares e residências de Fortaleza e região metropolitana.
O material será destinado à produção de biodiesel na Usina de Quixadá.
Segundo um levantamento feito pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Infraestrutura de Transporte e Logística de Energia, da Universidade Federal do Ceará, 52 milhões de litros de óleo de cozinha são despejados nos esgotos todo ano.
Inicialmente, serão sete associações e 250 pessoas envolvidas na implantação de um módulo de beneficiamento com capacidade para filtrar 30 mil litros/mês do óleo de fritura coletado. Também será dada a garantia de compra deste óleo, com acompanhamento para gerir a entidade e treinamento para a coleta do OGR.
A parceria também prevê a elaboração de material de divulgação, apoio e assessoria jurídica e inclui outras entidades, como Sebrae, Semam (Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Fortaleza), Coelce (Companhia de Energia Elétrica do Ceará), Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) e Universidade Federal do Ceará.