segunda-feira, 29 de julho de 2013

On 18:44 by Prisma   No comments
Fonte: Exame

Derrotas e fracassos ensinam, e muito. Ser preterido na seleção de um programa de trainee é frustrante, mas pode trazer bons ensinamentos que o jovem profissional pode aproveitar durante toda a sua trajetória de carreira.
Confira as 6 principais lições que, via de regra, os candidatos tiram das reprovações nos concorridíssimos processos seletivos para trainees das empresas:


Autoavaliação

“A primeira lição é aprender a se autoavaliar”, diz Luis Abdalla, presidente da Seja Trainee. De acordo com ele, a reprovação provoca essa avaliação no sentido de refletir se a atuação durante o processo foi condizente com o que ele tem a oferecer para as empresas.


Autoconhecimento

Nesta etapa, o jovem também passa a se conhecer mais porque começa a perceber qual o seu estilo de atuação profissional. “A pergunta mais frequente entre os interessados em uma vaga de trainee é qual o perfil dos aprovados, quando na verdade existem muitos candidatos que sequer conhecem o seu próprio perfil”, diz Abdalla.


Amadurecimento

A decepção decorrente da reprovação pode ser positiva para aqueles jovens que aproveitarem o momento para pensar nas escolhas de carreira. Na ânsia de conquistar uma vaga, muitos se inscrevem em processos de empresas que não fariam tanto sentido assim para a vida profissional deles. “Esse amadurecimento é em relação às escolhas feitas. A reprovação estimula o candidato a trainee a refletir se o tempo investido naquele processo valeu a pena ou não”, diz Abdalla.

Investigar as motivações que o levaram a disputar uma vaga é um comportamento essencial para descobrir o que o jovem quer em termos de carreira profissional. Vale tentar de novo no ano que vem? Esta é realmente a sua empresa dos sonhos para trabalhar? 

“Ás vezes ele escolhe a empresa pelo que a marca representa no mercado”, diz ele lembrando que é preferível que a escolha seja ancorada no planejamento de carreira.


Menos é mais

Pensar nas escolhas resulta em outro aprendizado essencial para quem deseja ser trainee: menos é mais. Ou seja, quanto mais foco nos processos certos, aqueles realizados pelas empresas para as quais o jovem realmente quer trabalhar, maiores são as chances de aprovação.

“É comum que no primeiro ano, o jovem se inscreva em 20 ou até 30 processos, aí já mais maduro, no segundo ano de tentativa ele se inscreve em 4 ou 5, dos quais ele realmente quer participar e acaba sendo aprovado porque está mais focado e sabem mostrar porque está ali”, lembra Abdalla.


Contato

Participar de uma seleção para trainee é uma oportunidade para descobrir a cultura organizacional da empresa. “Ele vai entender a cultura, conhecer o corpo executivo e os demais profissionais, ter contato com o segmento de atuação”, lembra Abdalla. Ambiente competitivo ou colaborativo, estilo de gestão, flexível ou rígido, e o peso da hierarquia na estrutura organizacional são alguns dos muitos aspectos que ficam mais claros para o candidato.

“O jovem começa a pesquisar a empresa e vai descobrindo se ela está coerente com o que ele quer”, diz Andressa Rotondaro, consultora da Seja Trainee.


Atitude estereotipada

Se o processo seletivo é Natura, repetir a palavra sustentabilidade como um mantra não vai resolver nada em termos de aprovação. Comportamentos e atitudes estereotipados não funcionam, de acordo com Andressa. “É muito mais importante demonstrar o seu melhor, valorizando pontos fortes”, diz a consultora.

“Ás vezes vemos vídeos e percebemos estes estereótipos. Por exemplo, dizer que adora inovação e que tem post-its pela casa inteira só porque está participando de um processo seletivo de trainee na 3M”, diz Abdalla.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

On 16:17 by Prisma   No comments
O que é?

Um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica, ou EVTE, é um estudo conduzido por um profissional da área que busca ver as condições de implementação ou não de uma atividade comercial. São considerados um grande número de fatores até se dar o resultado final do estudo, assim, é uma atividade que costuma durar um certo tempo.


Como é feito?

Através de consultas mercadológicas, a fim de se saber como anda a demanda e quais os compradores do produto. Além disso, uma busca por equipamentos é feita, visando mostrar qual o gasto que se terá com estes bem como onde comprar. Com isso, busca-se calcular quanto de área será necessária para a implementação da planta, assim, mostrando quanto deve ser feito de investimento inicial. Ao fim disso tudo, traça-se uma previsão de lucro com a venda do produto e em quanto tempo o investimento inicial será reavido. Deste modo, tem-se um parâmetro para investir na área ou não.


Por que deve ser feito?

Todo grande investimento deve ser muito bem pensado, afinal, investir em algo sem futuro é nada mais que uma perda de capital e, no cenário econômico atual, perdas de capital não são algo desejável. Assim, um EVTE é a saída para se ter a certeza de que um investimento em uma determinada área pode trazer lucros e quais investimentos iniciais devem ser feitos. Assim, corre-se menos riscos de perder o capital investido e/ou não trazer os resultados esperados.


Com quem deve ser feito?

Profissionais da área a qual se quer investir, sempre. Não aceite que um profissional de outra área execute tal atividade. Caso isso aconteça, o estudo pode ser mal conduzido e seu investimento pode acabar indo pro ralo. Assim, se precisar de um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica na área Industrial, seja micro, pequena ou média indústria, fale conosco!

sábado, 20 de julho de 2013

On 19:01 by Prisma   No comments
O treinamento sobre Minimização de Efluentes e Integração Energética terminou hoje, às 19h. Após cerca de 10h de treinamento, passando por pontos diversos do tema proposto, toda a Prisma Jr. Consultoria celebrou o fim de mais uma capacitação oferecida para seus membros.
"É sempre excelente dar aula pra quem quer aprender, vendo uma empresa tão voltada a isso, me dá vontade de ensinar muito mais que o Bê-A-Bá. Está sendo excelente do meu ponto de vista de professor ensinar para vocês, é tanto, que eu decidi alongar esse tempo de treinamento em três horas a mais!" comentou o Prof. Dr. Fernando Pellegrini ao fim do treinamento.
"Estou gostando muito, é um assunto bem simples que mesmo eu, sendo calouro, estou conseguindo aprender e utilizar tanto aqui na Prisma Jr. como no futuro, como Engenheiro Químico. Foi um treinamento de grande utilidade." expôs Tarcísio, atual Trainee da empresa.
"A experiência com certeza foi única, um treinamento que superou expectativas, um instrutor muito agradável e uma Prisma Jr. muito envolvida. Enfim, vejo um futuro muito interessante com o que aprendemos." pontuou Paula Amorim, atual Diretora Presidente da Prisma Jr.
Assim, com tais depoimentos, pode-se perceber o tamanho do sucesso que atingimos em tal capacitação. Sejam membros ou expositor, todas as partes envolvidas tiveram bons momentos de aprendizado, seja para a graduação, seja para a profissão, seja pessoalmente.
Com o fim deste, toda a empresa fica na expectativa para o próximo treinamento.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

On 09:45 by Prisma   No comments
Os atuais membros da Prima Jr. Consultoria receberão, nos dias 18, 19 e 20 de Julho, um treinamento essencial e especial. Este será ministrado por Fernando Luiz Pellegrini Pessoa, atualmente professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade de Lyngby (Dinamarca), pós-doutor duplamente na University of London e mais recentemente no Instituto Superior Técnico da UTL (Portugal).
O mesmo virá a Salvador apenas para o treinamento cujo tema é Minimização de Efluentes e Integração Energética, um tema obrigatório para qualquer Engenheiro formado nesta década. Toda sua visita será acompanhada por membros da Prisma Jr. Consultoria e custeada pela mesma.

Afinal, membros mais capacitados implicam em projetos mais bem realizados.

domingo, 14 de julho de 2013

On 19:08 by Prisma   No comments

O Brasil liderará o aumento da produção de petróleo em 2014 entre os países de fora da Organização dos países Exportadores de Petróleo (OPEP). A previsão foi divulgada nesta quinta-feira, 11, pela Agência Internacional de Petróleo (AIE). Ao todo, os projetos que devem ser inaugurados até o fim do próximo ano devem adicionar capacidade de extração total de até 620 mil barris/dia ao país.

Em levantamento mensal sobre o mercado de petróleo, a AIE fez um estudo sobre as perspectiva de aumento da produção até o fim de 2014. No levantamento, a entidade destaca o aumento da extração de petróleo nos Estados Unidos em 2013 e prevê "uma forte contribuição do Brasil em 2014 após um desempenho modesto em 2013".

A AIE destacou os projetos que começarão a produzir entre o terceiro trimestre de 2013 e novembro de 2014: Sapinhoá (com capacidade de produção de 150 mil barris), Roncador (180 mil barris), Papa Terra (140 mil barris) e Cernambi (150 mil barris). A capacidade total prevista é de 620 mil barris por dia, a ser atingida em alguns anos. Por isso, o impacto na produção do Brasil será gradual.

Pelos cálculos atualizados da AIE, o Brasil deve terminar o ano de 2013 com produção média de 2,17 milhões de barris de petróleo por dia, pouco a mais que a média de 2,16 milhões de barris observada no ano passado. Para 2014, a média cresce de maneira mais visível e deve atingir 2,38 milhões de barris por dia. Ou seja, devem ser adicionados 210 mil barris por dia até o fim de 2014.

Ainda segundo a AIE, o Brasil produziu média de 2,13 milhões de barris por dia em junho de 2013 e de 2,09 milhões de barris diários em maio.
Fonte: Exame.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

On 00:03 by Prisma   No comments


CURSO DE EXCEL BÁSICO - INTERMEDIÁRIO


A Prisma Jr. Consultoria anuncia mais uma edição do curso de Excel Básico - Intermediário, que ocorrerá nos dias 22, 24, 26, 29 e 31 de julho, das 19 h às 21 h, e contará com Daniel Santana como instrutor.

O investimento será de R$ 45,00 sem notebook, e R$ 45,00 para quem levar o notebook com o Microsoft Excel, a partir da versão 2007.

As inscrições podem ser realizadas na sede da Prisma Jr. Consultoria - sala 6.01.19 da Escola Politécnica da UFBA - que permanece em funcionamento de segunda a sexta, das 8 h às 12 h, e das 14 h às 18 h.

 
Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail cursosprismajr@gmail.com, ou pelo telefone (71) 3283-9889.



As vagas são limitadas! Aproveite!