domingo, 24 de novembro de 2013

On 22:24 by Prisma   No comments
No dia 12 de Dezembro será realizada a primeira edição do Ciclo de Palestras Solidárias, com tema "Ferramentas da engenharia para resolução de problemas industriais", um evento idealizado com o intuito retornar a sociedade um pouco daquilo que dela recebemos.

Através de um dia de partilha de conhecimentos, onde professores do departamento de Engenharia Química falarão sobre temas atuais na vida de um engenheiro, buscamos arrecadar alimentos que serão destinados a Creche Escola Teresa Cristina, responsável por propiciar educação infantil e ensino fundamental em turno integral a 230 crianças em risco social.



Os interessados devem se inscrever pelo http://goo.gl/VvEscj e entregar os 2 Kg de alimento não perecível na secretaria do PEI, como explícito nas instruções.
A entregado do certificado da UFBA, com carga horária de 7h, será para aqueles que participarem de 4h (palestras) do evento.

É certo que sozinhos nada podemos fazer, mas em conjunto podemos iniciar uma caminhada para que algo de bom possa seja semeado nesta cidade que tanto carece de solidariedade, que possamos então dar este primeiro passo através de nossa pequena contribuição e aproveitarmos todo o conhecimento que este dia pode nos propiciar.


On 20:03 by Prisma   No comments
Na Ação Social 2013.2, a qual ocorreu na APAE Salvador, localizada na Pituba, nesta Quinta-Feira, dia 21 de Novembro, ocorreu a entrega dos donativos de campanhas internas e Processo Seletivo 2013.2! Tivemos um recorde de arrecadações, assim, para comemorar, os membros que puderam estar presentes se uniram aos funcionários da casa para dinâmicas e brincadeiras com as crianças!

Confira, abaixo, as fotos tiradas na APAE nesta quinta-feira:


Mais fotos podem ser encontradas na página da APAE no Facebook!
Obrigado a todos que participaram e contribuíram para o sucesso que foi esta Ação Social! Todos os envolvidos estão de parabéns!

E, mantendo esse espírito de solidariedade, contamos com sua colaboração para mais uma ação social, o Ciclo de Palestras Solidárias com o tema: Ferramentas da engenharia para resolução de problemas industriais e entrega de donativos para a Creche Escola Teresa Cristina e de certificado para quem se inscrever.

Fica de olho, em breve mais informações estarão aqui!

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

On 09:33 by Prisma   No comments

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

On 10:35 by Prisma   No comments
Usando materiais de baixo custo, dois estudantes da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, construíram um dispositivo de colheita de energia com uma eficiência semelhante à dos modernos painéis solares.
O dispositivo sem fios converte sinais de micro-ondas em corrente contínua capaz de recarregar a bateria de um telefone celular ou outro pequeno aparelho eletrônico.
Ele opera segundo um princípio similar ao das células solares, que convertem a energia da luz em corrente elétrica.
Mas, em vez de semicondutores, o conversor utiliza metamateriais, estruturas capazes de capturar várias formas de energia e ajustá-las com objetivos específicos.

Allen Hawkes e Alexander Katko usaram fios de cobre para construir, sobre cinco placas de fibra de vidro, bobinas que captam micro-ondas.
Submetidas a um campo de micro-ondas de 900 MHz, as placas geraram uma tensão de 7,3 volts - para comparação, os carregadores USB disponibilizam 5 volts. A potência disponibilizada, contudo, vai depender da energia que estiver disponível no ambiente.

"Queríamos a maior eficiência energética possível," conta Hawkes. "Estávamos com algo em torno de 6 a 10 por cento, mas com este desenho conseguimos melhorar drasticamente a conversão de energia para 37%, o que é comparável ao que é alcançado com as células solares."
Embora a potência fornecida não seja grande, o mais interessante do projeto é que o coletor de energia pode ser ajustado para captar o sinal de outras fontes de energia, incluindo sinais de satélite, sinais sonoros ou sinais de Wi-Fi. Isso poderia eventualmente ajudar a reciclar o mar de ondas eletromagnéticas em que estão mergulhadas as cidades atualmente.
Um revestimento de metamaterial instalado no teto, por exemplo, poderia recuperar o sinal Wi-Fi que está sendo perdido e convertê-lo em energia, o mesmo podendo ser feito com as demais frequências. Outra aplicação poderia ser para melhorar a eficiência energética dos aparelhos, recuperando a potência perdida durante o uso.
"As propriedades dos metamateriais permitem uma flexibilidade de projeto que não é possível com dispositivos comuns, como as antenas," disse Katko. "Quando as antenas tradicionais ficam próximas umas das outras elas começam a conversar entre si e interferem uma no funcionamento da outra. O processo usado para criar o nosso metamaterial leva esses efeitos em conta, permitindo que as células trabalhem em conjunto," completou.

Com modificações adicionais, os pesquisadores afirmam que o metamaterial coletor de energia poderia ser incorporado em um telefone celular, repondo uma parte, ou mesmo toda a carga da bateria do aparelho sem precisar plugá-lo em nada.