terça-feira, 20 de janeiro de 2015

On 17:54 by Prisma   No comments


   Em um post em seu blog oficial, Bill Gates anunciou que sua fundação irá financiar uma máquina que transforma fezes humanas em água potável e eletricidade. Chamado de The Omniprocessor, o projeto foi desenvolvido e construído pela Janicki Bioenergy, uma empresa de engenharia de Seattle, Estados Unidos.
    A máquina utiliza um sistema movido a vapor que gera energia para queimar o esgoto em temperaturas acima de 1000 ºC. O resultado da combustão é condensado, tratado e transformado em água potável. O processo acontece sem a emissão de poluentes ou cheiros desagradáveis. Além disso, não gasta energia, pois que a máquina consome a eletricidade gerada na combustão do esgoto.
   A fundação Bill and Melinda Gates irá financiar um projeto piloto do Omniprocessor em Dakar, capital do Senegal, onde uma comunidade da cidade irá testar o aparelho. De acordo com o post de Gates, uma segunda geração da máquina irá processar o esgoto de mais de 100 mil pessoas, produzindo 86 mil litros de águia potável por dia, além de 250 kW de eletricidade.
  Saneamento básico é uma das principais preocupações do projeto filantrópico de Bill Gates. No mundo todo, 2 bilhões de pessoas não tem sistema de esgoto adequado. Estima-se que a falta de saneamento básico mata cerca de 700 mil pessoas todos os anos no planeta. Gates afirma que a água produzida pelo Omniprocessor é "tão boa quanto qualquer outra que eu tomei de uma garrafa. E tendo estudado a engenharia por trás dela, eu beberia ela todos os dias. É seguro."