sexta-feira, 5 de junho de 2015

On 10:45 by Prisma   No comments
Um serviço que a Prisma Jr. Consultoria trouxe recentemente à sua carta de serviços é o Selo Verde.

O Selo Verde é uma ecoetiqueta que atesta a qualidade ecológica e socioambiental de um produto ou serviço oferecido, demonstrando a preocupação com a diminuição do impacto causado ao meio e promovendo a melhoria da qualidade ambiental.

Toda ação humana impacta a natureza de alguma forma, emitindo, direta ou indiretamente, uma quantidade de gases que agravam o aquecimento global, os chamados gases do efeito estufa (GEE). 

O Selo Verde Prisma Jr Consultoria vem para realizar a compensação das emissões desses gases do efeito estufa resultante de geração de produtos, serviços, construções ou eventos. Realizamos, assim, um cálculo de tais emissões e a mitigação das mesmas através da plantação de árvores que utilizarão carbono durante seu crescimento.

Além da notável importância para com a preservação do meio, possuir uma certificação ambiental é um diferencial para empresas que querem se destacar no mercado. A preservação ambiental é um temas de maior visibilidade nos dias atuais e a melhoria da imagem associada a empresas amigas do meio ambiente agregam aumento da competitividade e da busca pelos produtos ou serviços oferecidos pela mesma.

A Prisma Jr. Consultoria, em parceria com a UniJr, ofereceu o Selo Verde para o 12º Encontro de Empresas Juniores da Bahia, EEJ-BA, que aconteceu nesse último fim de semana, nos dia 28, 29, 30 e 31 de maio, neutralizando as emissões geradas pelo evento. 

Venha você também obter a sua certificação!

quarta-feira, 3 de junho de 2015

On 00:22 by Prisma   No comments



Este serviço é de suma importância para as empresas estarem regularizadas e essencial para uma empresa manter uma relação de respeito com o meio ambiente. Pode-se dizer que a gestão de resíduos sólidos consiste em obter um plano de ação que tenha como meta reduzir a produção de resíduos ao máximo e fazer o descarte destes de acordo com as leis que regem o código brasileiro bem como as exigências impostas ao proprietário a fim de regularizar esse descarte. 

O acompanhamento da produção de resíduos é muito importante para evitar a produção desnecessária, alem procurar um equilíbrio entre a necessidade de produção de lixo e o impacto ambiental.


A Prisma Jr Consultoria realiza dois tipos distintos de gestão de resíduos sólidos, a implementação de um plano de coleta seletiva e o estudo de compostagem.

A coleta seletiva consiste em separar os tipos de resíduos de acordo com o seu material, a empresa faz um estudo a certa da produção dos resíduos em determinado período de tempo bem como um estudo a cerca de diversos aspectos que podem impactar no projeto, então os tonéis de lixo são dimensionados e a escolha da empresa que irá realizar a coleta e a reciclagem será feita com base em aspectos como valor e qualidade de serviço para que todas as necessidades do cliente sejam atendidas. 

O estudo de compostagem é realizado com base nas técnicas de decomposição de material orgânico. A empresa realizará um estudo para determinar qual a técnica mais adequada para determinado tipo de resíduo. A compostagem é a transformação biológica de materiais grosseiros em matéria orgânica que possa ser utilizada de forma sustentável, principalmente na agricultura. Ela é feita pela ação de micro-organismos como fungos e bactérias, e é um processo limpo e muito sustentável. O produto final da compostagem, além de natural, tem um preço mais acessível do que os adubos industrializados.

O serviço de Gestão de Resíduos Sólidos oferecido pela Prisma Jr. Consultoria tem como principal objetivo a contribuição para o meio ambiente, além da redução de perdas desnecessárias e de gastos para o cliente.
Por: Juliana Sá

terça-feira, 2 de junho de 2015

On 20:55 by Prisma   No comments



Sabia que é possível gastar menos, reduzir a poluição e o impacto ambiental sem comprometer a produção?

O serviço Produção mais Limpa, realizado pela nossa empresa te indicará algumas medidas e modificações aplicadas ao seu local de trabalho.

Diante da importância da gestão ambiental numa empresa e da constante busca por melhores resultados econômicos numa empresa sem deixar de lado sua responsabilidade ambiental. Surge um grande interesse em aprimorar seu processo de produção e umas das soluções é o desenvolvimento do programa de Produção Mais Limpa e aplicação em seu processo, produto ou serviço através de um plano estratégico.

Dentro dos processos, é possível a otimização do uso de matérias-primas, água e energia envolvidas e tratar ou reduzir a emissão de subprodutos tóxicos. Para o produto pode-se reduzir os impactos negativos que este pode gerar ao logo da sua duração e descarte. Quanto aos serviços, podem ser incorporadas aos mesmos atitudes ambientalmente favoráveis à sua execução ou planejamento.

Ao contrario das medidas de preservação ambiental convencionais que visam o tratamento dos resíduos de um processo, a Produção Mais Limpa  busca incorporar medidas ambientalmente favoráveis ao método produtivo de modo a minimizar as emissões e seus possíveis impactos. Deste modo, o custo para o tratamento dos resíduos, que geralmente cresce proporcionalmente à produção, é consideravelmente reduzido, visto que as matérias-primas são transformada em produtos e não em resíduos.

Neste serviço, as ações estabelecidas levam em consideração os aspectos ambiental, econômico e tecnológico. A partir disso, dentro da realidade e interesse do cliente as propostas de melhorias são elaboradas, sempre buscando a redução dos custos operacionais e a otimização dos insumos envolvidos.

Busca-se e quantifica-se na situação em estudo todos os fluxos e perdas inerentes ao processo. Trabalha-se sobre estes dados com o auxílio de balanços de massa, de energia e outras ferramentas de avaliação que permitam a análise dos elementos passíveis de aprimoramento no processo. A partir desta análise são identificadas as oportunidades para a aplicação das medidas que promovam uma produção mais limpa.

O resultado das ações aplicadas contribui para o meio ambiente, eliminando ou reduzindo possíveis resíduos ou emissões, sejam elas tóxicas ou atóxicas e evitando o desperdício de recursos naturais; Proporciona benefícios econômicos, através do melhor aproveitamento dos materiais envolvidos no processo, como matérias-primas, energia e água; Além de elevar a competitividade da empresa no seu ramo, tanto pela preocupação com o meio ambiente quanto pelo aumento da produção obtido com a otimização do processo.

Por: Taís Queiroz

segunda-feira, 1 de junho de 2015

On 20:10 by Prisma   No comments

Ei, você engenheiro químico! Já conhece a semana do meio ambiente? A semana do meio ambiente acontece anualmente na semana do dia internacional do meio ambiente, 5 de junho, segundo a  United Nations Environment Program – UNEP. Este é um período dedicado a realização de ações positivas relacionadas à preservação do meio ambiente. O tema deste ano na Bahia é "Crise hídrica, conservação e sustentabilidade".

O engenheiro químico é uma das peças chaves para uma boa relação entre a inovação e o meio ambiente. Este profissional pode atuar de diversas maneiras contribuindo para o desenvolvimento industrial de forma sustentável.

Grande parte das indústrias ao buscar formas mais sustentáveis de manter as suas plantas adota projetos para a geração de energia limpa. Dessa forma, além de contribuir para o meio ambiente, essa indústria tem um retorno financeiro que virá ao longo dos anos. Apesar do alto valor do investimento 
inicial para a implantação dos projetos sustentáveis os benefícios suprem os investimentos.

Os engenheiros químicos trabalham fazendo alguns projetos industriais sustentáveis como a implantação de um sistema de reuso de água que consiste em reutilizar uma água que teve sua qualidade modificada em um processo, aplicando-a a outro processo que seja adequado para qualidade desta água ou que necessite de poucas mudanças como o processo de filtração, por exemplo, estes que não requeiram gastos superiores aos benefícios.

O conhecimento do engenheiro químico também pode ser aplicado em pequenos locais, como residências e micro estabelecimentos em prol do meio ambiente, o que na maioria dos casos dispensa projetos e custos altos. A análise de pontos com elevado consumo de recursos ambientais e a implementação de medidas que minimizem estes desperdícios pode gerar uma economia de cerca de 80% a depender do local considerado.

Além destes aspectos, o engenheiro químico também pode direcionar corretamente o descarte de certos produtos em diferentes processos, pode propor estratégias para minimizar ou anular o impacto destes efluentes no meio ambiente e ainda, modificar dentro das dimensões da metodologia empregada algumas matéria-primas ou recurso utilizado por outros renováveis ou que gerem um menor impacto ambiental, levando em consideração também o aspecto econômico. 

Com tantas áreas de atuação, a engenharia química proporciona a formação de profissionais conscientes, responsáveis e com grande importância para o meio ambiente. Contudo, para um desenvolvimento sustentável efetivo, este conhecimento deve ser amplamente aplicado por toda a sociedade.

Por: Juliana Sá e Taís Queiroz