terça-feira, 3 de novembro de 2015

On 16:19 by Prisma   1 comment

O Brasil tende a enfrentar o verão mais quente dos últimos anos segundo os meteorologistas. No nordeste, em especial algumas cidades da Bahia já começa a sentir os efeitos disso.

Segundo a reportagem extraída do G1 no dia 05 de outubro de 15, quase mil cidades do Nordeste estão em situação de emergência por causa da seca. O principal reservatório da região está quase sem água.

Hoje, 129 municípios da Bahia estão em situação de emergência por causa da seca. São cerca de 1,3 milhão de pessoas afetadas, segundo a Defesa Civil. Esses municípios estão, principalmente, na faixa norte, pelo centro e até o sudoeste do estado. Nessas regiões, o volume de chuva ficou abaixo da média nos últimos meses. Pior: a chuva que caiu foi fraca, não foi aquela chuva forte que é boa para encher os reservatórios.

Diante dessa situação que tende a se agravar com a chegada de verão no fim do ano, é crucial que as pessoas e empresas adotem a prática da economia da água. Qualquer controle é extremamente importante para tentar minimizar os impactos que a falta d’água pode trazer, além de garantir uma economia financeira significativa no fim do mês.

A Prisma Júnior Consultoria está investindo cada vez mais no aprimoramento do Serviço P+L, Produção mais Limpa, cuja descrição mais detalhada se encontra em nosso Blog. O serviço consiste basicamente na identificação e quantificação da influência de fatores operacionais, de modo a buscar soluções para minimizar os custos sem alterar a produtividade.

Trata-se de um serviço bastante vantajoso tanto do ponto de vista ambiental, pois diante do cenário atual em que se fala tanto de sustentabilidade é interessante alcançar um forma de produzir na mesma escala reduzindo resíduos e é também interessante do ponto de vista econômico, pois gerir menos resíduos tem como consequência redução de  gastos.
O P+L é um serviço relativamente simples, mas que pode culminar na solução de parte desse problema que algumas cidades baianas enfrentam, que de certa forma atinge todos nós. Pequenas atitudes pontuais podem trazer resultados enormes.



Por: Beatriz Machado