quinta-feira, 12 de setembro de 2013

On 11:17 by Prisma   1 comment

A água salgada, agora, também pode ser utilizada para matar a sede dos seres humanos. Basta colocá-la na Puri, uma garrafa dessalinizadora recém-inventada com um sistema interno que torna a água do mar passível de consumo humano.
Criada pelos universitários sul-coreanos Younsun Kim, Kangkyung Lee, Byungsoo Kim e Minji Kim, a invenção possui um pequeno sistema de bombeamento que dessaliniza o líquido por meio de osmose reversa. Utilizando um gradiente salino forçado, remove-se boa parte dos sais presentes na água.

Para funcionar, o usuário precisa bombear o cilindro dentro da garrafa para aumentar a pressão e ocorrer o processo de separação do soluto em relação ao solvente, ou seja, do Sal em relação a Água, por meio de uma membrana semi-permeável. Nesse caso, a membrana deixa apenas a água passar, retendo o sal. É de se esperar que de tempos em tempos tal membrana deva ser lava ou trocada.
Além de ser essencial para salvar a vida de náufragos, os criadores recomendam o uso da Puri em longas trilhas e em viagens longas em alto mar. Esta garrafa, em algum tempo, deverá ser um item obrigatório para viajantes.


O vídeo promocional pode ser encontrado neste link.

Um comentário: