sexta-feira, 13 de setembro de 2013

On 20:24 by Prisma   No comments

Muito se fala sobre Otimizar, deixar algo mais rentável, melhorar um processo, aumentar a produção. Mas afinal, como isso é feito? Por que se otimizar um processo? Vale o investimento inicial? Com quem fazer?
É isso que vamos discorrer nesta postagem.


Como é o processo de Otimização?

O processo ocorre através da observação, otimização, simulação e teste.

A observação é dada através da visualização e estudo em cima de um processo por um engenheiro, o mesmo leva em conta todas as passagens do processo geral, bem como todos os materiais, maquinários, condições locais e disposição de equipamentos. A matéria prima também é um fator muito levado em conta. Como todo engenheiro, o mesmo deve observar os aspectos econômicos, mercadológicos e ambientais do processo, visando assim ter um processo rentável e eco-sustentável ao fim da otimização.

Durante o período de otimização, o engenheiro responsável deve propor medidas que melhorem a produção, sejam elas em qualquer ponto do processo, desde seu condicionamento até seu ambiente de processo. Essas sugestões de melhoria são pensadas de forma geral, depois de forma específica. Esse melhoramento na produção acarreta uma diminuição do custo total.

A simulação se dá quando, em computador, o processo é modelado a fim de se saber seus produtos e condições ideais de funcionamento. São testadas inúmeras formas, representadas inúmeras variáveis, através de softwares de computação. Este é o primeiro teste ao qual o novo processo passa, corrigindo-se os primeiros erros e melhorando o que ainda existir para se melhorar. Quando se chega a um patamar de segurança, quanto a erros e possíveis imprevistos, esta etapa é concluída.

O teste, de fato, ocorre no laboratório. O processo é trazido para a escala de bancada de laboratório, o qual é realizado em condições próximas às do real processo. É basicamente um complemento a simulação, exceto que este mostra o que deverá ocorrer na planta real, com todas as passagens e possíveis erros humanos. Quando se chega à margem de segurança, quanto a erros humanos e de maquinários, esta etapa é concluída.

Daí gera-se um relatório de otimização, com os dados e variáveis utilizadas, no qual deverão constar todos os resultados observados, bem como as otimizações propostas.


Por que otimizar um processo?

Otimizar um processo significa gastar menos em uma produção, significa aumentar os lucros. Com isso, o motivo principal para se otimizar um processo é ter um custo processual menor. Simples assim. Gastando menos na produção, um lucro maior é obtido.


Vale o investimento inicial?

Depende. Não adianta querer gastar todo mês uma parcela de seu lucro com consultorias em otimização, porém passar um ano inteiro sem buscar uma otimização também pode representar uma perda considerável de lucro final. Assim, o ideal é que busque um profissional da área para que o mesmo indique um período de tempo ideal para que otimizações sejam feitas, buscando um equilíbrio entre o investimento feito na mesma e o retorno causado seja o objetivado inicialmente. Mas, em linhas gerais, vale sim o investimento. Afinal, é investir para ter retorno.


Com quem fazer?

A Prisma Jr. Consultoria oferece o serviço de Otimização de Processos em sua Carta de Serviços, assim, caso precise de uma nova Otimização ou seja apenas sua primeira, procure-nos.

0 comentários:

Postar um comentário