quarta-feira, 23 de outubro de 2013

On 12:03 by Prisma   No comments
Muito se fala em saber mais sobre um processo e seus detalhes, porem, como podemos conhecê-lo e analisá-lo mais precisamente? O que é uma linha? Estes e mais detalhes são destrinchados abaixo!

O que são linhas e fluxogramas de processos produtivos?
Esquema, executado pelos projetistas de processo, devendo conter os principais equipamentos, válvulas e instrumentos utilizados, com indicação dos seus respectivos símbolos e características básicas.

Porque utilizar linhas e fluxogramas de processos?
Pois, se tratando de recursos esquemáticos, auxiliam na estruturação de um processo produtivo proporcionando uma visão geral do mesmo. Assim, através de uma análise mais detalhada, a utilização de linhas e fluxogramas auxilia na redução das falhas de integração entre sistemas.

O que consiste a construção?
Consiste em analisar, descrever e elaborar fluxogramas de uma planta produtiva através de uma representação gráfica e simbólica de um processo, promovendo uma rápida visualização do mesmo.

Principais recomendações? 
Os fluxogramas devem ser executados preferencialmente no formato A1, seguindo as normas e padrões da ISA – Instrumentation System, and Automation Society. 
Os fluxogramas também devem indicar através de símbolos cada um dos dispositivos necessários para realização dos processos envolvidos em um determinado sistema. Como regra geral deve-se adotar um número máximo de 15 equipamentos principais por fluxograma, acrescentando-se em cada desenho uma tabela com seus dados principais. Os símbolos devem ser ligados com setas mostrando a corrente do processo. Devem ser colocadas setas indicativas do sentido de fluxo garantindo a compreensão do processo.

Com quem fazer?

Nós da Prisma Jr. Consultoria oferecemos este serviço para você! Contate-nos e faça esta documentação do seu processo conosco!

0 comentários:

Postar um comentário