quinta-feira, 14 de agosto de 2014

On 20:00 by Prisma   No comments

Empreendedores têm uma característica comum: a sensação de desafio, a faca nos dentes, a certeza de que seu projeto pode ser sempre melhor do que os outros, aqueles contra os quais você empunha suas lanças. Para se armar adequadamente para essa luta, há uma infindável lista, que atravessa os tempos, de livros dirigidos a empreendedores. Devem ser lidos sempre, pois inspiram atitudes e não apenas formatos operacionais. Entre eles escolhi uma lista de 11 que certamente viverão por longo tempo, em você e no mundo. 

1- Quantas vezes você imagina estar enfrentando grandes problemas quando na verdade está apenas lutando contra miragens, fantasias? Esse é o mote central do pai de todos, aquele que é considerado o primeiro romance da história: Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, primeira história publicada sobre a vida de um empreendedor. 

2- Pequenas empresas são quase sempre familiares e um dos maiores motivos de fracasso é o conflito entre irmãos, primos ou amigos. O momento mais desafiador é a sucessão, quando uma nova geração entra em cena. Ninguém jamais descreveu essas situações como William Shakespeare no seu admirável Rei Lear. Shakespeare tem também manuais completos sobre a avareza, a maldição da riqueza e sobre a grande e eterna dúvida: ser ou não ser empreendedor, tema tratado em Hamlet. 

3- A maior parte das pequenas empresas não chega ao seu quinto ano de vida. Mesmo com essa informação, milhares de brasileiros, todos os anos, se lançam ao mar, como se ali estivesse um adversário por abater: a nossa própria limitação. Moby Dick, de Herman Melville, narra a saga magistral de um homem contra uma natureza maior do que ele, quem sabe a imagem da força que ele mesmo gostaria de ter. 

4- Há momentos na vida em que você se sente maior do que todos, mais alto, mais forte. Em outros momentos, você se supõe um homúnculo, um ser desprezível, impossibilitado de qualquer ação de sucesso. As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, fala sobre a sensação de grandeza e a humilhação das derrotas, lição indispensável para qualquer empreendedor. Atenção: Gulliver, o livro, não é para crianças, é para adultos amadurecidos. 

5- Imagine um manual para corajosos empreendedores com capítulos que têm títulos como “A fatalidade da grandeza”, “Os sofrimentos do gênio e seu valor”, “O prazer do impossível” e “ O caráter forte é bom”. Falo de Humano, Demasiadamente Humano, de Friedrich Nietzsche, que nos lembra que toda esperança é uma arrogância, e assim deve ser entendida. Steve Jobs sabia disso, Mark Zuckenberg também sabe. 

6- Se você acha que toda sua vida se deve ao planejamento e à disciplina, não pode deixar de conhecer o pensamento de Leonard Mlodinow, que escreveu O Andar do Bêbado, livro que o físico Stephen Hawking considera maravilhoso e o New York Times chamou de “notável”. Um livro deliciosamente interessante e intrigante. Vida é acaso, circunstâncias, reinado do inusitado, do inesperado. 

7- Segundos inventores têm importância? E segundos empreendedores, têm ou não sucesso? Fazer o que outros já fizeram é uma opção? Como fazer de maneira melhorada o que já está feito? Rivalidades Produtivas, de Michael White, fala sobre disputas e brigas que impulsionaram a ciência e a tecnologia. Charles Darwin contra Richard Owen, Bill Gates contra Larry Ellison, Thomas Edison versus Nikola Tesla – batalhas históricas mais importantes do que guerras e conquistas sangrentas. 

8- Religação dos Saberes, compilação de textos de um seminário coordenado por Edgar Morin, deve ser colocado sobre sua mesa de trabalho, e a cada hora você deve abrir aleatoriamente o livro, como os sábios, para se inspirar. Não é à toa que o subtítulo é “O desafio do século XXI”. 

9- História Universal dos Algarismos, de Georges Ifrah, é um dos mais impressionantes relatos de empreitadas humanas, especialmente dos empreendedores que baseiam suas vidas em números, cálculos e decisões matemáticas, como o deve e o haver. Nenhum empresário pode conquistar o mundo sem conhecer a história da inteligência dos homens contada pelos números e pelo cálculo. 

10- O décimo e o décimo primeiro vão numa só tacada: A Origem do Gênio, de Dean Simonton, e Sagarana, o Duelo, de Guimarães Rosa. Leia os dois ao mesmo tempo, um capítulo de cada vez. No final, você terá compreendido de onde e como se formam os gênios, aqueles que dão um passo a mais sem dificuldades, sem medos e com firmeza. 


* Jack London é fundador da Booknet, primeiro negócio virtual que ganhou fama no Brasil, e da Tix, empresa de comercialização de ingressos online. Atualmente é professor, consultor e empreendedor. 


0 comentários:

Postar um comentário