quarta-feira, 10 de setembro de 2014

On 16:04 by Unknown   No comments
A empresa júnior é uma associação civil, sem fins lucrativos, formada por alunos de graduação de instituições de ensino superior. A empresa júnior é constituída para prestar serviços e desenvolver projetos para outras empresas, entidades e também para a sociedade em geral, e seus procedimentos são feitos sob a supervisão de professores e profissionais especializados.
O movimento da empresa júnior surgiu na França em 1967, e tinha como objetivo principal realizar estudos de mercados e enquetes comerciais nas empresas, na França o conceito de empresa júnior logo se expandiu e em 1969 o pais já contava com uma Confederação Nacional de Empresas Juniores. Mas é a partir da década de 80 que o movimento de empresa júnior já consolidado na França, começa a se estender para outros países como Espanha, Estados Unidos e Brasil.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Universidade de São Paulo (USP) foram às primeiras instituições de ensino superior do Brasil a constituir empresas juniores no país. Em termos de quantidade o Brasil conseguiu um crescimento na criação de empresas juniores em 7 anos, que a França só conseguiu em 19 anos. E nesse ritmo, o Brasil é hoje recordista mundial de empresas juniores no mundo, são cerca de 1.200 empresas juniores ativas no país, segundo a Confederação Brasileira de Empresas Juniores. E cerca de 90% de seus clientes são formados por micro e pequenos empresários.
Uma empresa júnior tem a mesma estrutura de uma empresa do mercado, mas como ela não têm fins lucrativos, vários impostos são abandonados. Ficam livres também de custos como telefone, água, luz e aluguel que ficam a cargo da própria universidade, podendo oferecer dessa forma, serviços de qualidade a um custo baixo. A receita auferida pela empresa é usada na sua infraestrutura e, em alguns casos, os gestores dividem uma porcentagem entre os envolvidos no projeto.
As empresas juniores atendem principalmente o mercado das micro e pequenas empresas, que costumeiramente não tem acesso à consultoria sênior e enfrentam grandes dificuldades na gestão.
Por ser composta de alunos de graduação, o preço dos serviços oferecidos são menores que os do mercado. Além disso, a participação de professores orientadores garante aos projetos alto nível de qualidade. Gerando assim, um ótimo custo x benefícios para as empresas contratantes dos seus serviços.
Para participar de uma empresa júnior os alunos têm que se submeterem a um processo seletivo como em qualquer outra empresa, o processo pode variar de empresa para empresa, mas geralmente é composto de testes, entrevistas e dinâmica de grupo.
O papel das empresas juniores é possibilitar aos estudantes a oportunidade de aprimoramento técnico através de trabalhos realizados e que deem a eles uma visão real, possibilitando-lhes a resolução de problemas práticos e o aprimoramento pessoal através do engajamento numa organização que esteja preocupada com o desenvolvimento do indivíduo.
Os ex-alunos que passaram por empresas juniores contam com diferencial de conhecer o mercado, ter experiência de trabalho, conhecer a prática empreendedora e desenvolvimento de suas habilidades empresariais.
Colocar em prática tudo o que você aprende na faculdade enquanto ainda é estudante é a maior vantagem de fazer parte de uma empresa júnior. A experiência é como um estágio sem sair da faculdade, onde é possível exercitar ainda habilidades como gerenciar projetos e liderar equipes.
O movimento das empresas juniores é, sem dúvidas, uma ótima oportunidade para aqueles alunos que querem vivenciar uma rotina profissional mais prática, combinando o aprendizado mais teórico da sala de aula com a prática da execução de atividades de consultoria em outras empresas. As vantagens para os estudantes que se dispõem a participar desse tipo de programa são muitas, uma delas é própria preparação para o mercado de trabalho, antecipando assim, a prática profissional.
A falta de remuneração em um serviço voluntário, que acontece em alguns casos, não deve ser visto como desvantagem, enquanto estudante o aluno tem que pensar mais nas oportunidades de aprendizado do que nas financeiras. A empresa júnior consegue trazer o aluno para uma rotina muito mais prática e preparatória para o mercado de trabalho, do que certos tipos de programas de estágios.
Originalmente publicado em: http://www.administradores.com.br/artigos/academico/o-que-e-uma-empresa-junior/78606/

0 comentários:

Postar um comentário