segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

On 08:29 by Prisma   No comments
Escrito por Jan Penalva

A atuação de empresas visando o respeito ao meio ambiente se tornou uma das melhores consequências da globalização. A elevada competitividade motivou o aprimoramento técnico das indústrias e, consequentemente, desencadeou uma preocupação cada vez maior em reduzir o impacto ambiental produzido pelos frutos desse desenvolvimento. A partir daí, surge a noção de “indústrias verdes”, com grandes empresas envolvidas na busca de soluções sustentáveis de crescimento.
Durante algum tempo, a geração de poluentes pelas empresas era entendida como uma consequência inevitável dos processos industriais, contribuindo para uma degradação ambiental acentuada. Na tentativa de controlar as ações de descartes dos resíduos das indústrias, empresas como a Cetrel S.A. iniciaram operações no sentido de resgatar uma preocupação maior com as ações sobre o meio ambiente. Desde 1978, a Cetrel opera com serviços de engenharia ambiental, responsável pelo gerenciamento ambiental do  Polo Industrial de Camaçari - PIC.
De acordo com o diretor técnico, Demosthenes Carvalho, a Cetrel opera Sistemas de Controle Ambiental como o Sistema de Coleta, Transporte, Tratamento e Disposição Final de Efluentes Líquidos, Aterros Industriais e dois Incineradores de resíduos perigosos, além dos Serviços de Monitoramento dos Recursos Hídricos Superficiais e Subterrâneos e Monitoramento do Ar.
“Como base para todo esse trabalho, a empresa conta com um laboratório qualificado, credenciado pelo INMETRO na ISO 17025 (estabelece requisitos gerenciais e técnicos para a implementação de sistema de gestão da qualidade em laboratórios de ensaio e calibração). Possui certificação pela BVQI (Bureau Veritas Quality International), órgão responsável por emitir diversas certificações nas ISO 9000 (grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral) e 14000 (estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas), OHSAS 18000 (guia para implementação de sistemas de gestão de segurança e higiene ocupacional) e SA 8000 (norma internacional de avaliação da responsabilidade social para empresas fornecedoras e vendedoras)”, enfatiza.
Com tecnologias voltadas para ações pró-meio ambiente, a Cetrel dispõe de plantas piloto para o teste de cada inovação. O diretor explica que, dentre as alternativas já testadas, há o sistema de nome “Variação dos Lodos Ativados”, que utiliza micro-organismos no tratamento dos efluentes. Essas pequenas espécies fazem a digestão aeróbia (em presença de oxigênio) de toda a matéria orgânica do efluente a ser tratado.
Outras duas tecnologias que também lidam com a digestão anaeróbia são UASB (Reator de Fluxo Ascendente) e IC (Circulação Interna). A diferença essencial entre elas e a de Lodos Ativados está na significativa redução no consumo de energia elétrica do processo. Outro investimento da Cetrel que merece destaque é o uso de tecnologia própria para o controle de aeração dos reatores. Através desse processo, o gás oxigênio que os micro-organismos necessitam é inserido nos reatores de tratamento.

0 comentários:

Postar um comentário