segunda-feira, 1 de junho de 2015

On 20:10 by Prisma   No comments

Ei, você engenheiro químico! Já conhece a semana do meio ambiente? A semana do meio ambiente acontece anualmente na semana do dia internacional do meio ambiente, 5 de junho, segundo a  United Nations Environment Program – UNEP. Este é um período dedicado a realização de ações positivas relacionadas à preservação do meio ambiente. O tema deste ano na Bahia é "Crise hídrica, conservação e sustentabilidade".

O engenheiro químico é uma das peças chaves para uma boa relação entre a inovação e o meio ambiente. Este profissional pode atuar de diversas maneiras contribuindo para o desenvolvimento industrial de forma sustentável.

Grande parte das indústrias ao buscar formas mais sustentáveis de manter as suas plantas adota projetos para a geração de energia limpa. Dessa forma, além de contribuir para o meio ambiente, essa indústria tem um retorno financeiro que virá ao longo dos anos. Apesar do alto valor do investimento 
inicial para a implantação dos projetos sustentáveis os benefícios suprem os investimentos.

Os engenheiros químicos trabalham fazendo alguns projetos industriais sustentáveis como a implantação de um sistema de reuso de água que consiste em reutilizar uma água que teve sua qualidade modificada em um processo, aplicando-a a outro processo que seja adequado para qualidade desta água ou que necessite de poucas mudanças como o processo de filtração, por exemplo, estes que não requeiram gastos superiores aos benefícios.

O conhecimento do engenheiro químico também pode ser aplicado em pequenos locais, como residências e micro estabelecimentos em prol do meio ambiente, o que na maioria dos casos dispensa projetos e custos altos. A análise de pontos com elevado consumo de recursos ambientais e a implementação de medidas que minimizem estes desperdícios pode gerar uma economia de cerca de 80% a depender do local considerado.

Além destes aspectos, o engenheiro químico também pode direcionar corretamente o descarte de certos produtos em diferentes processos, pode propor estratégias para minimizar ou anular o impacto destes efluentes no meio ambiente e ainda, modificar dentro das dimensões da metodologia empregada algumas matéria-primas ou recurso utilizado por outros renováveis ou que gerem um menor impacto ambiental, levando em consideração também o aspecto econômico. 

Com tantas áreas de atuação, a engenharia química proporciona a formação de profissionais conscientes, responsáveis e com grande importância para o meio ambiente. Contudo, para um desenvolvimento sustentável efetivo, este conhecimento deve ser amplamente aplicado por toda a sociedade.

Por: Juliana Sá e Taís Queiroz

0 comentários:

Postar um comentário