terça-feira, 2 de junho de 2015

On 20:55 by Prisma   No comments



Sabia que é possível gastar menos, reduzir a poluição e o impacto ambiental sem comprometer a produção?

O serviço Produção mais Limpa, realizado pela nossa empresa te indicará algumas medidas e modificações aplicadas ao seu local de trabalho.

Diante da importância da gestão ambiental numa empresa e da constante busca por melhores resultados econômicos numa empresa sem deixar de lado sua responsabilidade ambiental. Surge um grande interesse em aprimorar seu processo de produção e umas das soluções é o desenvolvimento do programa de Produção Mais Limpa e aplicação em seu processo, produto ou serviço através de um plano estratégico.

Dentro dos processos, é possível a otimização do uso de matérias-primas, água e energia envolvidas e tratar ou reduzir a emissão de subprodutos tóxicos. Para o produto pode-se reduzir os impactos negativos que este pode gerar ao logo da sua duração e descarte. Quanto aos serviços, podem ser incorporadas aos mesmos atitudes ambientalmente favoráveis à sua execução ou planejamento.

Ao contrario das medidas de preservação ambiental convencionais que visam o tratamento dos resíduos de um processo, a Produção Mais Limpa  busca incorporar medidas ambientalmente favoráveis ao método produtivo de modo a minimizar as emissões e seus possíveis impactos. Deste modo, o custo para o tratamento dos resíduos, que geralmente cresce proporcionalmente à produção, é consideravelmente reduzido, visto que as matérias-primas são transformada em produtos e não em resíduos.

Neste serviço, as ações estabelecidas levam em consideração os aspectos ambiental, econômico e tecnológico. A partir disso, dentro da realidade e interesse do cliente as propostas de melhorias são elaboradas, sempre buscando a redução dos custos operacionais e a otimização dos insumos envolvidos.

Busca-se e quantifica-se na situação em estudo todos os fluxos e perdas inerentes ao processo. Trabalha-se sobre estes dados com o auxílio de balanços de massa, de energia e outras ferramentas de avaliação que permitam a análise dos elementos passíveis de aprimoramento no processo. A partir desta análise são identificadas as oportunidades para a aplicação das medidas que promovam uma produção mais limpa.

O resultado das ações aplicadas contribui para o meio ambiente, eliminando ou reduzindo possíveis resíduos ou emissões, sejam elas tóxicas ou atóxicas e evitando o desperdício de recursos naturais; Proporciona benefícios econômicos, através do melhor aproveitamento dos materiais envolvidos no processo, como matérias-primas, energia e água; Além de elevar a competitividade da empresa no seu ramo, tanto pela preocupação com o meio ambiente quanto pelo aumento da produção obtido com a otimização do processo.

Por: Taís Queiroz

0 comentários:

Postar um comentário