quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

On 15:55 by Prisma   No comments
Por: Jan Penalva - Revista do Fornecedor


Carnaval em Salvador - Farol da Barra

Os trios e carros de apoio que estarão presentes nos circuitos oficiais do Carnaval 2011 vão ser abastecidos com o biodiesel B50, desenvolvido pela Petrobras. O uso do combustível foi liberado pela Prefeitura do Salvador através da Superintendência do Meio Ambiente (SMA).
Por ter na composição cotas de não poluentes, o B50 diminui a emissão de gases nocivos ao meio ambiente, contribuindo no combate ao aquecimento global. "Com esse combustível o ar fica mais leve e puro e, efetivamente, as pessoas passam a ter mais saúde", destaca o chefe do Setor de Ciência e Tecnologia em Meio Ambiente da SMA, Carlos Alberto Querino.
O órgão vai acompanhar, juntamente com a Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), o desempenho efetivo do combustível B50. O material vai ser examinado através da rede de monitoramento da qualidade do ar, feito pela Cetrel em parceria com a Braskem, Governo do Estado e Prefeitura do Salvador. Querino destaca ainda que os estudos em desenvolvimento estão indicando para o uso, em breve, do combustível B-50 em caminhões, vans e ônibus dos serviços públicos.
Menos poluente - O B50 tem na composição o percentual de biodiesel derivado de plantas oleaginosas, como mamona, soja, amendoim e girassol, dentre outras, adicionado ao óleo diesel de origem fóssil, trazendo benefícios nas áreas de transporte e geração de energia elétrica. O B50 apresenta ainda muitas vantagens ambientais, entre elas a diminuição das emissões de gás carbônico (CO2), ausência de enxofre e menor geração de partículas poluentes.

0 comentários:

Postar um comentário